Paróquia Nossa Senhora Aparecida
GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - BRASIL

No ano de 2002, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Ilha dos Araújos comemorou 40 anos de sua criação. Na época, decidimos como marco, criar este site numa tentativa de reavivar a história desta paróquia, reservando-a em vista da história que estamos constuindo, como também de prestar um serviço mais dinâmico à nossa Igreja, especialmente aos nossos paroquianos.

clique na imagem para ampliar

Pertencendo à diocese de Governador Valadares (Regional Leste 2), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, geograficamente situada na cidade de Governador Valadares, numa ilha, que forma também o bairro Cidade Jardim Senhora do Carmo, mais conhecido como Ilha dos Araújos, nome popular devido à família do pioneiro Joaquim Alves Araújo, que era encarregado e depois veio a se tornar proprietário da ilha que se tornou fazenda. O bairro conta hoje com uma população de aproximadamente 15.000 habitantes, tendo como pároco o Pe. Paulo Roberto Carlos Fernandes (secular). E como atual bispo diocesano, Dom Werner Siebenbrock SVD. Os trabalhos da comunidade tiveram o seu início em 10/12/62 quando o Pe. Henrique Van der Feesten, padre secular, vindo da Holanda, foi designado pelo primeiro bispo Dom Hermínio Malzone Hugo, para assumir a direção da nova comunidade que surgia e que recebeu o nome de comunidade Nossa Senhora Aparecida, funcionando na capela provisória na Av. Mucuri, 235, hoje, a loja Casa Bonita (lamentavelmente ainda não temos nenhuma foto ou documentação desta época). Somente em 02/06/62 instalou-se oficialmente a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, dando assim ao Pe. Henrique Van Der Feesten a provisão de primeiro pároco da Ilha. Passaram-se dias, com a Graça de Deus e o bom trabalho realizado pelo padre, a comunidade foi crescendo, e com ela a necessidade de se construir uma igreja maior.

CONSTRUÇÃO DA NOVA IGREJA

No dia 12/08/62, o já referido bispo Dom Hermínio, benzia e lançava a pedra fundamental da nova igreja de Nossa Senhora Aparecida. Mas, devido às inúmeras dificuldades, somente em 15/04/63 deram-se início os trabalhos de construção da igreja,sob a direção dos engenheiros Drs. Cassiano Nunes Coelho e Adolfo Campos Coelho e sob a administração de João Pelucci. Em 02/12/63, já se achava fundada a primeira lage/teto da nova igreja, onde foi construída uma capela provisória, que Dom Hermínio, em substituição ao Pe. Henrique, benzeu e celebrou a primeira missa. Continuaram posteriormente os trabalhos da construção que só foram concluídos em 1969, quando o Cardeal D. Carlos Motta, então arcebispo de Aparecida, entregou oficialmente a igreja nossa senhora Aparecida aos católicos da Ilha.

ILHA GANHA VIGÁRIO COOPERADOR

Em 04/12/76 a paróquia da Ilha ganhou um vigário cooperador: Pe. Emanuel messias de Oliveira.

PASSARAM POR AQUI

• José Ribeiro: ...

• Nivaldo Lisboa Soares: Ordenado diácono em 1º de novembro 1981. Ordenado sacerdote na Ilha em 10 de outubro de 1982. Vigário cooperador de março de 1983 a junho de 1985;

• Francisco de Oliveira Vidal: Chegou em 3 de agosto de 1987, ordenado presbítero e 1º de maio de 1988