SEMINÁRIO DA COMUNICAÇÃO

Elson Faxina_OK   Aconteceu no Colégio Ibituruna 16 e 17 de maio de 2015, o Seminário da Comunicação realizado pela Fraternidade Escolápia em Gov. Valadares, MG, Brasil, tendo como assessor Elson Faxina, professor e doutor em Comunicação.

O objetivo geral do Seminário foi: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

COMUNICAR PARA MUDAR DE ATITUDE

A comunicação é processo e é imaginário diferente de meio. Jesus ensina assim, pois em suas histórias havia mensagens explícitas e implícitas. As imagens e histórias ajudam muito na mensagem a ser transmitida. Comunicação é cultura, prática, imagem, é história de vida, antes de ser um discurso. Em tempo de mudanças e novidades constantes é importante fazer comunicação para despertar cidadania.

“Comunicar é mobilizar-se, não é apenas informar. Mobilizar é convocar pessoas a tomarem uma atitude voluntária, diante de um fato ou situação, com um objetivo comum e com interpretações e sentidos compartilhados” (Bernardo Toro). A comunicação que mobiliza deve atingir o imaginário social, pensar a ação local e o sentido global.

Colaboração: Catequista Diana, Par. Nossa Srª. Aparecida, Ilha