PÁROCOS

Padre Henrique Van Der Feesten

Primeiro pároco de 1962 à 1981, vindo a falecer em 23 de setembro.

 

 

 

Padre Emanuel Messias de Oliveira

Nascido em Salinas – MG, em 21 de abril de 1948, mudou-se para  Governador Valadares em 1955. Fez o curso primário no Grupo Escolar Nelson de Sena. Em 1960, entrou para o seminário que funcionava provisoriamente na residência episcopal do então bispo, Dom Hermínio Malzone Hugo. Dois anos depois, era inaugurado o Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em regime de internato, com aulas de francês, latim e religião. As  demais disciplinas eram feitas no colégio Ibituruna, dos padres Escolápios. Em 1963 foi para o Seminário de Mariana, onde fez os estudos clássicos e filosóficos, como  também o primeiro ano de Teologia. Em 1969, com 21 anos de idade, seguiu para Roma, onde concluiu os estudos teológicos na  Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, obtendo aí também, o mestrado em Sagradas Escrituras no  Pontifício Instituto Bíblico, onde permaneceu até 1975. Recebeu o diaconato em  Roma, em 1974. Foi  ordenado sacerdote no dia 04 de fevereiro de 1976 em Governador Valadares. Após a ordenação, tornou-se  vigário coadjutor do então pároco,  Pe. Henrique, no período de 1976 a 1981, vindo a ser o segundo pároco da Paróquia nossa Senhora Aparecida, após a morte do Pe. Henrique Vander Feesten, até 1998. Durante este tempo, além de ministrar muitos cursos bíblicos, foi também professor de Sagrada Escritura nos seminários de Pouso Alegre, Caratinga e Teófilo Otoni. Foi coordenador da Pastoral Vocacional e representante dos presbíteros, como também diretor espiritual do Movimento Fé e Luz e do Movimento Familiar Cristão (MFC). Autor de várias publicações na Revista Eclesiástica Brasileira (REB) e outras revistas Bíblicas da Editora Vozes. Em 1978, publicou 2 livros: Verdade Bíblica I e verdade Bíblica II (Purgatório e oração pelos mortos). Foi ordenado bispo em 19/04/1998, assumindo a diocese de Guanhães em 17/05/1998, onde permanece atualmente.

(Fonte: Jornal A Voz da Ilha / ano XXVI N 461 – Agosto/1992)

 

Padre Paulo Roberto Carlos Fernandes

Nascido em Capitão Andrade (na época, pertencete a Itanhomi-MG), aos 23 de abril de 1962. Filho de Joel Carlos Fernandes e Ana Rita de Oliveira Fernandes. É o quarto filho dos nove irmãos e o segundo homem dos quatro. Cursou o primário no Grupo Escolar Levindo Dias, em capitão Andrade, onde morou até os 10 anos de idade e onde recebeu a graça do batismo no dia 20 de maio de 1962 das mãos do Rev.mo Pe. Cônego João Avelino, na igreja matriz de São Sebastião. Aí recebeu uma iniciação catequética, altamente sustentada na família, pelo exemplo de seus pais no testemunho de amor a Deus e à Igreja. Aos 07 anos recebeu a primeira eucaristia das mãos do então pároco, Pe. Orestes Nebiolo, do qual tornou-se coroinha até mudar-se para Itanhomi, aos 11 anos, a fim de cursar o primeiro grau, aí residindo até 1977, quando foi encaminhado ao seminário dos padres Somascos, em Uberaba, pelo Pe. Orestes. Permaneceu aí por um ano, concluindo a 8 série. No ano seguinte, foi enviado por Dom José Heleno ao Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana, onde cursou o propedêutico e o segundo grau. Em 1981 foi enviado para o seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni, onde fez os estudos filosóficos e parte dos estudos teológicos, terminando-os na PUC/MG. Concluídos os estudos, recebeu as ordens menores em Itanhomi, no dia 13 de Julho de 1986. Em seguida foi fazer estágio na paróquia de Virgolândia, acompanhado pelo pároco, Pe. Olímpio, onde permaneceu até a sua ordenação, que se deu no dia 04 de julho de 1987, em Itanhomi, pelo bispo Dom José Heleno em 15 de agosto seguinte, recebeu provisão de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, da cidade de Alvarenga-MG, onde trabalhou  até 1996, sendo transferido como pároco da paróquia do Divino Espírito Santo de Divino das Laranjeiras-MG, onde tomou posse no dia 15 de fevereiro de 1997 e residiu até 02 de março de 1998, dia em que foi empossado e recebeu provisão como o terceiro pároco desta paróquia. Pe. Paulo continua pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo-MG de Divino das Laranjeiras-MG.

146 Pe. Euler Sebastião Rodrigues

Nascido em Resplendor, no dia 14 de outubro de 1969. Filho de André Miguel Rodrigues e Ladir Martins Rodrigues. Ordenado Padre em Resplendor, no dia 16 de julho de 1995.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *